Teste Cutâneo ou Prick-Test ele é rápido e feito geralmente logo na primeira consulta, praticamente indolor, podendo ser realizado a partir dos 2 anos de idade.
O teste cutâneo identifica reações alérgicas de hipersensibilidade mediadas por IgE (anticorpo que provoca alergia), sendo frequentemente solicitados em casos de rinite, conjuntivite e asma alérgica, além de dermatite atópica, alergia alimentar e urticária. Entretanto, em algumas situações, onde o teste cutâneo imediato, não pode ser realizado, o médico alergologista poderá solicitar a dosagem de IgE específica no soro.
Após antissepsia (limpeza) da pele com álcool 70%, o procedimento de teste cutâneo consiste na aplicação de gotas de extrato alergênico líquido na superfície volar do braço, seguido de puncturas delas, utilizando-se agulhas ou lancetas (metal ou plástico). Depois de transcorridos 15 a 20 minutos, o aparecimento de pápulas (se ocorrer), onde foram feitas as puncturas, serão interpretadas pelo médico alergologista. O número de extratos a serem testados dependerá de cada caso clínico. Podem ser testados aeroalérgenos, como ácaros, fungos, pólens, pelo de animais, penas, insetos, alimentos e látex, entre outros.
Recomenda-se que o paciente não esteja em uso de anti-histamínicos (anti-alérgicos), para se submeter ao teste cutâneo de leitura imediata, e assim evitar resultados falso negativos. Muitas vezes, a suspensão de anti-histamínicos, faz-se necessária antes da realização deste teste.