Teste de Contato

Teste de Contato

Tipos de testes realizados:

  • Teste de contato padrão
  • Teste de contato cosmético
  • Teste de contato regional
  • Teste de contato esmalte
  • Teste de contato capilar

O teste de contato, também conhecido como patch-test, é o método mais fidedigno (padrão ouro) no diagnóstico da dermatite de contato alérgica.

Para que Serve?

É realizado para elucidação diagnóstica da dermatite de contato alérgica.

Como é feito?

As substâncias alergênicas componentes do teste de contato são colocadas na região dorsal do pacientes, utilizando-se contesores aderidos a uma fita adesiva, que devem permanecer em contato com a pele do paciente por 48 horas.
Após este período, procede-se a primeira leitura das reações, onde as substâncias ficaram aderidas a pele do paciente. Seguindo-se de uma segunda leitura com 72-96 horas.
Neste procedimento, são avaliados a ocorrência de eritema, pápulas e vesículas no local.
As substâncias alergênicas do teste de contato foram sugeridas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Internacional Contact Dermatitis Research Group (ICDRG) e compõem o teste de contato padrão.
Entretanto, em algumas situações é necessário utilizar baterias adicionais (como a bateria de cosméticos, capilar ou calçados), para melhor elucidação diagnóstica.

Preparo para o Exame

Antes de qualquer teste o médico deverá fazer uma série de perguntas para obter um histórico médico detalhado. Isto pode incluir questões sobre doenças, condição emocional e social, trabalho, ambiente, estilo de vida, comidas, hábitos alimentares e uma lista de medicamentos para avaliar a necessidade da pausa de algum para o teste.
Recomenda-se que o paciente não esteja em uso de corticosteroides sistêmicos, nem tópicos (se estiverem sendo aplicados no local onde serão colocadas as substâncias a serem testadas).

Entre em Contato
Aguarde...