O que é alergia a medicamentos?
A alergia medicamentosa é uma reação anormal do sistema imunológico a uma medicação, e não um efeito colateral da mesma, assim como também é distinta da toxicidade provocada pela ingestão acidental ou inadvertida.
Na maioria dos casos, uma alergia medicamentosa desenvolve-se quando o seu sistema imunológico se torna sensível à droga. Isto significa que a primeira vez que se ingere a droga, o sistema imunológico detecta como uma substância nociva e desenvolve um anticorpo específico para o fármaco. Na próxima exposição à droga, o sistema imune reconhece e desenvolve a reação alérgica.
Dentre as substâncias mais frequentes nos casos de alergia, destacam-se:
Penicilina e derivados*
Causas da alergia medicamentosa
No Brasil, na população adulta, a principal causa parece ser a ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios.
Nas crianças, além dos analgésicos e anti-inflamatórios, também se destacam os antibióticos, particularmente os derivados da penicilina. Diagnóstico da alergia a medicamentos
As investigações têm sugerido que as alergias a medicamentos podem ser excessivamente diagnosticadas e que os pacientes podem relatar alergias a medicamentos que nunca foram confirmadas.
Não existem testes específicos para a maioria dos medicamentos, salvo alguns antibióticos com IgE sérica disponível para investigação, sendo um exame com baixa acurácia neste caso.
Em alguns casos, o médico pode solicitar exames para exclusão de outras causas.
Tratamento da alergia a medicamentos
O tratamento sintomático é feito através da administração de anti-histamínicos orais e/ou corticoesteroides orais. Nos casos de anafilaxia, está indicada a pronta administração de adrenalina intramuscular.
O afastamento definitivo da droga deve ser feito, evitando a ocorrência de novas reações.